segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MUITO PERTO!



PERTO DEMAIS DE DEUS
Chico César

Tem  gente perto demais de Deus
Tem gente que não deixa Deus sozinho
E diz Deus ilumine seu caminho
E guarda Deus na cristaleira
Cristo perto dos cristais
Cristo assim perto demais
Cristo já é um de nós
Carne e osso pão e vinho
Tem gente que não deixa Deus em paz
Tem gente incapaz de viver sem Deus
E o trata como um funcionário seu
Deus me livre Deus me guarde Deus me faça a feira
Cristo dentro da carteira dez por cento rei dos reis
Cristo um conto de réis
O garçom não à videira
Essa gente é o diabo e faz da vida de Deus um inferno

CD: Chico César, Beleza Mano, MZA Music 011245-2, São Paulo, 1997.


FUNDAMENTALISTAS
Zeca Baleiro
Todo fundamentalismo é perigoso, seja quando se trata de religião, política, economia, nacionalismo ou até em temas "prosaicos" como futebol e música.
Não creio em Deus. Pelo menos não da mesma forma que um cristão ou um muçulmano. Tenho apreço pelos ritos católicos e curiosidade por vidas de santos, isso por ser um amor aprendido na infância – e amores da infância são (quase) eternos. O “Deus” que me interessa é um Deus mais “filosófico” (ou mesmo “teológico”) que um Deus santíssimo. Aí está a grande questão. A filosofia é, grosso modo, a possibilidade de relativizar as coisas, e para as religiões não há relativização possível. Ou é céu ou inferno, ou pecado ou virtude, ou Deus ou diabo, bem ou mal.
Seja como for, religião é um assunto que me interessa. E que ultimamente me preocupa. Porque noto que as religiões estão todas se tornando um tanto fundamentalistas (e não só o islamismo, como já é sabido). Todo fundamentalismo é perigoso, seja quando se trata de religião, política, economia, nacionalismo ou até em temas “prosaicos” como futebol e música (conheço alguns “fundamentalistas de mesa de bar”, aqueles sujeitos de opinião irredutível que têm a convicção dos crentes e a falta de humor dos fanáticos).
Os fundamentalistas querem a volta à barbárie, querem subtrair da humanidade todas as suas conquistas, quando o único futuro possível do mundo – se é que há um – parece ser o culto à civilidade, a busca da democracia (mesmo que esta seja uma busca utópica) e o respeito e a tolerância às escolhas dos outros. Um mundo próximo do ideal seria um mundo onde todos pudessem vivenciar seus credos e convicções sem o barulho insano e cego das urbas, sem a sanha fundamentalista dos grupos e doutrinas. Mas isso parece cada vez mais longe.
Entre os anos 60 e 70, muitos americanos se converteram ao islamismo, entre eles personalidades pop como o lutador Classius Clay e o cantor Cat Stevens. Isso ajudou bastante a difundir a doutrina islâmica mundo afora. Era charmoso, com uma certa tinta contracultural até. Naquela altura, ninguém imaginaria que a religião islâmica seria a máquina de morte em que se transformou hoje. Hoje também evangélicos às pencas, dispostos a carregar mais ovelhas para seu rebanho, invadem a internet como pragas no Egito para difundir seu pensamento moral totalitário em comentários nem sempre felizes ao pé de blogs e sites de notícias. E os católicos buscam, com a Renovação Carismática e sob o comando de um papa sem carisma, a volta dos fiéis pela espetacularização da fé através da missa-show e do sermão-palestra motivacional.
A falência das liturgias e o avanço de uma visão fundamentalista do mundo são sintomas do que Nietzsche, não por acaso um filósofo, decretou bem antes de nós, com a certeza de um crente: “Deus está morto.” Com esses questionamentos acerca da fé, me indago: estarei eu sendo um fundamentalista também?
Zeca Baleiro é cantor e compositor
Fonte: ISTOÉ (16 NOV/2011, ano 35, n 2192)

4 comentários:

  1. Gosto deste Zeca. Deus para além da nossa concepção e dos seus incomensuráveis desígnios ultrapassa a filosofia, (caos/ordem) quando apenas procuramos saber… “Só sei que nada sei”.
    Um Abraço, amigo.
    José Manuel

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo José Manuel. Um abração, Fábio

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, sempre fui fã da inteligente irreverência de Zeca. Mas, suas ideias filosóficas acerca de temas tão variados não conhecia. Agora, sim, passo a admirá-lo mais e procurar acompanhar mais seu trabalho. Já Chico César sempre fui apenas um nome para mim. Mo entanto, essa postagem foi um ótimo convite para conhecê-lo melhor. Fábio, meu amigo, adorei a postagem!

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, meu amigo, obrigado pela visita. Pois é, Chico César e Zeca Baleiro apareceram para mim quase na mesma época. Os dois são fantásticos! Bem-vindo ao clube dos que gostam desses rapazes. Abração, Fábio

    ResponderExcluir