quarta-feira, 29 de julho de 2015

DE 'EU VIM DA BAHIA' ATÉ 'JABITACÁ': GAL E A PASSAGEM DO TEMPO






MINHA VOZ, MINHA VIDA
Caetano Veloso

Minha voz, minha vida
Meu segredo e minha revelação
Minha luz escondida
Minha bússola e minha desorientação

Se o amor escraviza
Mas é a única libertação
Minha voz é precisa
Vida que não é menos minha que da canção
 
Por ser feliz, por sofrer, por esperar
Eu canto
Pra ser feliz, pra sofrer, para esperar
Eu canto
 
Meu amor, acredite
Que se pode crescer assim pra nós
Uma flor sem limite
É somente porque eu trago a vida aqui na voz





DE ‘EU VIM DA BAHIA’ ATÉ ‘JABITACÁ’: GAL E A PASSAGEM DO TEMPO
Por Fábio Brito

De 1965, quando lançou um compacto simples com “Sim, foi você” (Caetano Veloso) e “Eu vim da Bahia” (Gilberto Gil), até hoje, Gal Costa é aclamada como uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos.  A MPB, nos últimos 50 anos, deve muito de seu brilho, e de sua intensidade, ao cristal da voz dessa diva baiana, ainda que, em algum dia de domingo, nossa musa tenha cometido equívocos – pequenos, mas equívocos – na escolha do repertório. Mesmo com alguns descuidos, sua contribuição para o que chamo de “grande MPB” é simplesmente monumental. Se alguém quiser conferir, basta mergulhar na discografia de nossa estrela. Está tudo lá: os melhores compositores do Brasil e muitas das melhores canções passaram, e passam, por sua voz. 

No início da carreira, influenciada pelo canto minimalista de João Gilberto, de quem é discípula, Maria da Graça, a baianinha tímida do bairro da Graça, em Salvador, ainda não explorava muito as alturas e, consequentemente, não chegava à estridência. Assim, o cantar baixinho, bem “bossa nova”, era, no início, o que preponderava. É só conferir, por exemplo, o primeiro disco, lançado em 67 e dividido com o amigo Caetano Veloso. Lá estão, entre outras preciosidades, “Candeias” (Edu Lobo), “Minha senhora” (Gilberto Gil e Torquato Neto) e “Coração vagabundo” (Caetano Veloso).
A partir da década de 70, sua voz vai às alturas, o que pode ser comprovado em muitos discos, como no registro ao vivo do ‘show’ “Fatal: Gal a todo vapor”, de 71, em que também há momentos de “voz e violão”. A partir dos anos 70, Gal passa a explorar notas altíssimas e ‘o’ faz com competência ímpar. Brinda-nos, então, com momentos de puro êxtase, como a interpretação de “Meu nome é Gal”* (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), do disco “Gal Tropical” (de 79), em que há um duelo (fantástico!) entre a voz da diva baiana e a guitarra de Robertinho de Recife: há momentos em que não se sabe o que é voz e o que é guitarra. Puro deleite! Em “Olhos do coração” (Tunai e Sérgio Natureza), que está em “Baby Gal”, de 83, nossa estrela também chega a agudos inacreditáveis, assim como em “Nada mais” (“Profana”, 1984), versão de Ronaldo Bastos para o sucesso “Lately”, de Stevie Wonder. Estão aí, mais uma vez, os agudos cristalinos de nossa diva. Tais canções, entre muitas outras, comprovam o “brilho agudo musical”, como registrou Bethânia na letra de “Caras e bocas” (1977), da voz de Gal.

Há dias, revendo, no YouTube, o especial “Baby Gal”, que a Rede Globo apresentou em dezembro de 83, pude constatar que nossa musa estava no esplendor não só da voz, mas da beleza e do carisma também. Com um charme fora do comum, ela era a dona do palco, tanto nas baladas quanto nos frevos saltitantes. Lembro-me, claramente, de ter assistido a esse ‘show’ com um prazer inenarrável. Eu não desgrudava os olhos da TV, tamanho era o magnetismo da estrela e o poder encantatório da voz. Com a morte de Elis Regina, em 82, Gal assume – indisputavelmente, para muitos críticos – o posto de melhor cantora do Brasil. O especial “Baby Gal”, para muitos, comprova isso.
Pois bem, observando os comentários acerca desse vídeo, um, em especial, deixou-me um pouco pensativo: “Belos momentos de uma cantora que não soube envelhecer”. Será? É possível que, em certos momentos, Gal não tenha, de fato, sabido envelhecer, por mais que dizer isso seja bem doído para mim.

Se a voz também envelhece, quando, então, a de Gal começou a sentir os efeitos da passagem do tempo? Para mim, seu auge vocal foi entre 70 e 95. Em 97, ao lançar o “Acústico MTV”, percebi que a voz já sinalizava as transformações que, inevitavelmente, o tempo traz. Ao regravar a canção “O amor”¹ (Caetano Veloso e Ney Costa Santos – sobre versos de Maiakóvski), por exemplo, é nítido que nossa estrela já não o faz com o mesmo brilho de 81, quando a lançou no disco “Fantasia”. Às notas mais altas, quando chega, é com certo esforço. Em 2001, ela insiste em “O amor”, que conseguiu, inclusive, ficar devendo à gravação do “Acústico”: gravou-a novamente em “Gal de tantos amores”, um disco equivocado em que ela revisita algumas canções de seu repertório, mas tais regravações ficam devendo – e muito! - às originais. Em “Índia”, por exemplo, extirpa os agudos que havia nas gravações de 73 e 79, o que acaba suscitando maldosas comparações em muitas pessoas. Como se não bastasse, em 2013, em “Recanto ao vivo”, “O amor” se faz presente outra vez. Para quê?
Ao lançar o disco “Hoje”³, em 2005, às vésperas de completar 60 anos, Gal foi capa da revista “Bravo!”². Na matéria, quando interrogada se existia alguma verdade em comentários sobre mudanças físicas (decorrentes da idade) que poderiam ter influenciado seu trabalho de forma negativa, nossa estrela deu esta resposta:

“Nenhuma verdade. Estou em plena forma. Vou fazer 60 anos com uma voz... Às vezes, o Cesar (Camargo Mariano) comentava no estúdio: ‘Olha que voz! Parece uma criança cantando’. Eu não me sinto com a idade que tenho. O meu espírito é mais jovem do que minha idade real”.
Por um lado, se levarmos em conta o vigor de Gal e a vontade de continuar cantando (a vida pulsa!), a resposta à revista é deveras importante e merece nosso apreço; por outro, se pensarmos no “lugar-comum” da expressão “espírito jovem” (não gosto dessa história de ‘espírito jovem’), a resposta pode ser entendida como certa dificuldade em encarar a passagem do tempo.
 
E por falar em passagem do tempo, lembrei-me de uma entrevista que Maria Bethânia concedeu, por ocasião do lançamento do disco “Olho d’água”, em 1992, ao programa “Cara a Cara”, apresentado por Marília Gabriela na TV Bandeirantes. Nossa outra diva baiana disse que, enquanto a voz permanecesse firme e ela gostasse de ‘se’ ouvir cantar, continuaria cantando. Na entrevista, com firmeza e determinação, mostrou-se consciente das inevitáveis mudanças trazidas pelo tempo. Não estou dizendo que Gal não tenha essa consciência ou que é chegada a hora de parar de cantar. Não se trata disso. Pode ser impressão, mas o que sinto é que ela anda resistindo bastante às transformações, tanto que insiste em canções que não têm nada a ver com sua voz de hoje. Será que estou enganado?

Em “Estratosférica”, lançado recentemente, há canções que estão perfeitas, como “Jabitacá” (Júnior Barreto, Lira e Bactéria) e “Quando você olha pra ela” (Mallu), por exemplo. No entanto, em “Dez anjos” (Milton Nascimento e Criolo) e “Espelho d’água” (Marcelo Camelo e Thiago Camelo), que também são lindas, a voz já não mostra o mesmo esplendor: em algumas notas, a voz “deixou a desejar”, como se diz. Seria o caso de Gal voltar ao canto delicado e baixinho, como no início da carreira? Talvez seja o momento de reconhecer que ela não deve insistir em certas canções e compreender, como eu já disse, que os tempos – e a voz – são outros. Seu fraseado continua lindo, sua voz continua maravilhosa, mas é preciso adequá-los às mudanças trazidas pelo tempo, que é implacável, até com as vozes.
Se o tempo passa (e passa mesmo!), é bom fazer ‘dele’ um belo aliado, como ‘o’ fez Ademilde Fonseca. Num programa de TV, quando o apresentador perguntou se seria possível cantar “Apanhei-te, cavaquinho”, nossa “Rainha do chorinho”, já com 90 anos e pouco antes de falecer, disse, com serenidade, que não dava mais. Ou seja, estava reconhecendo as limitações que a idade sempre traz. Nesse mesmo programa, cantou acompanhada da filha, que “substituiu” a mãe quando foi necessário chegar às notas mais altas (se eu não estiver enganado, usavam o mesmo recurso nos “shows”). Perfeito!

No caso de Gal, acho um luxo que ela esteja cantando aos 70 anos. É uma dádiva, mas é preciso fazer certos ajustes. Elizeth Cardoso, a “Divina”, que faleceu poucos dias antes de completar 70, ganhou um veludo na voz que a tornou ainda mais bonita. Nossa “Faxineira das canções” soube, perfeitamente, fazer a transição. Quero ouvir Gal cantando até os 90, 100 anos, se possível, mas sem que eu fique imaginando a Gal de décadas passadas e ‘dela’ sentindo saudades. Se o tempo é implacável, negociemos dignamente com ele.
 
¹ “O amor”, assim como “Vaca profana” e “Força estranha”, também eram faixas do projeto “Acústico MTV”, mas ficaram fora do disco lançado em 97. Em 2004, porém, as três integraram a coletânea “Gal canta Caetano”, lançada pela BMG.
² Revista “Bravo!”, setembro de 2005, ano 8.

³ “Hoje” é um trabalho inovador, em que Gal reúne novos compositores, feito repetido no arrojado e pouco acessível “Recanto”, de 2011, e em “Estrosférica”, de 2015. Este, segundo a própria Gal, é mais “palatável” que o anterior.
*”Meu nome é Gal” foi gravada pela primeira vez em 1969 (disco “Gal”, com direção musical do maestro Rogério Duprat).


ZABELÊ
Gilberto Gil / Torquato Neto

Minha sabiá
Minha zabelê
Toda meia-noite eu sonho com você
Se você duvida, eu vou sonhar pra você ver 

Minha sabiá,
Vem me dizer, por favor,
O quanto eu devo amar 
Pra nunca morrer de amor

Minha zabelê
Vem correndo me dizer
Por que sonho toda noite
E sonho só com você

Se você não me acredita
Vem pra cá, vou lhe mostrar
Que riso largo é o meu sonho
Quando eu sonho com você

Mas anda logo
Vem que a noite já não tarda a chegar
Vem correndo pro meu sono escutar
Que eu sonho falando alto
Com você no meu sonhar

 
ESTRELA, ESTRELA
Vitor Ramil

Estrela, estrela
Como ser assim
Tão só, tão só
E nunca sofrer?
Brilhar, brilhar
Quase sem querer
Deixar, deixar
Ser o que se é

É bom saber
Que és parte de mim
Assim como és
Parte das manhãs
Eu canto, eu canto
Por poder te ver
No céu, no céu
Como um balão

Eu canto e sei
Que também me vês
Aqui, aqui
Como essa canção


FALTANDO UM PEDAÇO
Djavan 

O amor é um grande laço
Um passo pr’uma armadilha
Um lobo correndo em círculo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Com a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha  

O amor é como um raio
Galopando em desafio
Abre fendas, cobre vales
Revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro 
Se perderá no caminho
Na pureza de um limão
Ou na solidão do espinho

O amor e a agonia
Cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio
O cio vence o cansaço
E o coração de quem ama
Fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando
Que nem o meu nos seus braços


LUZ DO SOL
Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha, em graça, em vida em força, em luz 

Céu azul que venha
Até onde os pés tocam a terra
E a terra inspira e exala seus azuis 

Reza, reza o rio
Córrego pro rio e o rio pro mar
Reza a correnteza , roça a beira, doura a areia
Marcha um homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza
Finda por ferir com a mão essa delicadeza
A coisa mais querida, a glória da vida

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz


CARAS E BOCAS
Caetano Veloso / Maria Bethânia

Quando canto um segredo
Quando mostro algum medo
Ou mais
Quando falo de amor ou desejo
Minha boca se mostra macia
Vermelha

Mas se dessa garganta
Das cordas escondidas
Desse peito sufocado
Desse coração atrapalhado
Surge uma nota brilhante de cristal transparente
Minha cara invade a cena
Rasga a vida
Mostra o brilho agudo musical


HOJE
Moreno Veloso 

Eu posso esquecer,
Para ser mais feliz,
Mas não vou mudar nada
De tudo que eu fiz. 

É só não pensar em nós
Como a melhor parte de mim. 

E eu quero chegar
A um dia dizer:
De tanto ficar só,
Vivo bem sem você.


JABITACÁ
Junio Barreto / Lira / Bactéria

Mesmo com todas as coisas esquecidas entre nós
Até o apagar das velhas rendas coloridas eu te
amo
Nos nomes escritos no chão
Nos riscos de vidro na pedra
Acontece nas manhãs
Que eu não vejo seu caminho
Acontece nos caminhos em que ando só
Sopro as nuvens que escondem
As estrelas de guiar
Mas não me deixe navegar
Se já não crê no encanto deste mar
Se nossas manhãs se perderam nas ruas sem
jardins
Enfeitou a nossa casa
Com a rosa da mais bela cor
Encontrada nas montanhas do Jabitacá
Quando nada for mais longe
E acontecer de ser você no meu caminho
Mas meu amor
Mesmo com todas as coisas escondidas
Até o pôr do sol da madrugada
E as placas baleadas pela estrada
 

MÃE DA MANHÃ
Gilberto Gil  

Meu canto na escuridão
Minha voz, meu amparo
Aro de luz nascente do dia
Brota na gruta da dor
Mãe da manhã, de tudo eu faria
Pra conservar vosso amor

A cada ano, uma romaria
Uma oferenda, uma prenda, uma flor
A cada instante, um grão de alegria
Lembranças do vosso amor 

Santa Virgem Maria
Vós que sois Mãe do Filho do Pai do Nascer do Dia 

Abençoai minha voz, meu cantar
Na escuridão dessa nostalgia
Dai-nos a luz do luar

10 comentários:

  1. O melhor , mais importante e da melhor forma já foi digitado brilhantemente por você, "comme d'habitude". Mas como você caiu na asneira de dizer que gosta das minhas "pitaquices" rs...agora "güenta" rs.
    Terei de fazer dois singelos pareceres rs..."pardon".

    A MaGALnífica teve o destino ou a sorte de ser, quando jovem, uma mulher bonita , sensual , charmosa e gostosa...não só pelas pernas divinas .Ah...e destaco a boca vermelha e carnuda, sua marca registrada, quase um logotipo galcostiano. Nunca houve na MPB outra que a suplantasse nestes quesitos. E, o melhor de tudo: excepcional e talentosíssima cantora com repertório da melhor qualidade, noves fora umas raríssimas bobagens.Mas nada que se compare ao brega "É o amor" rs, gravado por Bethânia , p.ex.

    Dentre inúmeros motivos da minha paixão avassaladora rs por Gal, destaco o fato de ela ter ido fazer um show, no final dos anos 60 ("the best", artisticamente) na minha cidade interiorana e mineira.Sou antigo rs, não é? Quando adolescente , fui "groupie", fã fatal rs.Não sei como sobrevivi àquele acontecimento musical, pois tudo foi muito intenso e rutilante, como ver um disco voador rs, suponho. E para completar o "êxtase" do Lúcio D'Ávila rs...havia um bar, embora mineiro... "maneiríssimo", bacana e descolado , de dois andares, chamado GOLE, frequentado pelos mais antenados, digamos assim. Estávamos lá, comemorando e relembrando embasbacados o maGALnífico show,e, de repente alguém da mesa alvoraçada rs "dá um ataque de pelanca" e grita: É a Gal, é a Gal, gente!!!. Ouvi e não cri, pensando ser sacanagem. Mas, para meu delírio rs, era a própria e, melhor: foi para a parte de cima onde estávamos.Não sei qual seria minha reação se tivesse visto a Nossa Senhora, mas, garanto, ter visto a GAL, um adolescente apaixonado por ela, tão de "pertim", até hoje dá-me calafrios e "calaquentes". Quase tive um troço, pois senti algo que jamais voltei a sentir, lamentavelmente.Foi uma espécie de "sirricampelo" rs (sem explicação na área médica rs).Mais não conto para não ficar enfadonho rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Marcos! Quer dizer que você viu Gal de "pertim"? Fico imaginando a cena, meu caro. Também tive a honra, o privilégio, o prazer de assistir a 'shows' da Gal, ou da "MaGALnífica, como você diz, mas foi na década de 80 (e nas seguintes...). Em Vitória, por exemplo, pude vê-la no Álvares Cabral. Ela estava lançando o "Baby Gal". Puro charme, pura sensualidade... e aquela voz fantástica. Ah, que deleite ler seu comentário, meu amigo. Vou aos outros. Obrigado, obrigado.

      Excluir
    2. Você é gentil, elegante e generosíssimo, claro, e, concomitantemente...amoroso, mas não pode aquilatar a satisfação que sinto ao ser bem avaliado por você, por quem tenho profunda admiração intelectiva, noves fora as muitas afinidades , nem só a respeito da "maGALnífica".Logo que o "li", antes mesmo do privilégio de conhecê-lo, meu santo " bateu de frente" e vaticinei: é dos meus, é d'Oxum ou é d'Obaluaê, etc., rs. Tempos depois, abordei-o na Varanda do Sofitel, no intervalo do show da melhor e mais "kooraxiana"cantora do mundo .Não tive sombra de dúvida nem dúvida de sombra rs, pois vi e senti, instantaneamente, que o santo "batia por dentro"...e, desde então, só bons momentos e só consigo admirá-lo...sabedor de que é humano e tem defeitos como tudo mundo, mas entre você e mim...os defeitos desaparecem...pelos menos os meus, suponho rs (será que ainda possuo alguma qualidadezinha ???rsrs) pois tento domá-los, se é que ainda tenho consciência deles rs.É sempre prazenteira ou tem energias benfazejas sua companhia , possuidor que é das melhores qualidades que aprecio em quem se pretende humano: ética, inteligência, bom gosto, cultura geral relevante, respeito , consciência política, gentileza, bom humor e...a adorável ironia.Voltando à "Vaca Profana" rs, vi inúmeros "shows", até anteriores ao "Caras e Bocas" (sou de priscas eras, "né"?rs). Porém, ah!...porém...o mais impactante e onde esteve mais estrelíssima deslumbrante , foi GAL TROPICAL, por toooodos os motivos.Vi muitas vezes...fiquei adicto rs. Por conta destes modestos "pitacos" , logo que acordei, resolvi colocar o cd "Ìndia", cuja capa arrasa na "ousadiarte". E constatei, mais uma vez, que ela é a minha preferida -embora reconheça a superioridade da Elis. Mas concordo com a Pimentinha quando disse que a sabiá da MPB era a Gal. Reouça "Passarinho" e coloque reparo.Fico pasmado com os trinados e tudo mais.Tem "Milho Verde", "Relance", etc. Senti-me juveníssimo, com as mesmas emoções e alumbramentos daqueles tempos pristinos rs. Ali, a voz da passarinha, é um acalanto...a que mais reconforta minha alminha quando desassossegada rs.Tudo isto para expor, sem pudores rs, minha paixão artística por ela que muito contribuiu e contribui para minha felicidade.E a música, neste cd, que melhor revela meu estado de espírito ao ouvi-la é: "Pontos de Luz". Desculpe tanta prolixidade ou "tonteria" rs.Obrigado pela sua enorme generosidade e infinita paciência rs. Meu carinho.Beijaços.

      Excluir
    3. Querido amigo Marcos, saiba que seus comentários enobrecem este 'blog'. Adoro lê-los! São muito bem escritos, bem amarrados... e generosos comigo. rsrs Pois é, nossos 'santos' são, de fato, irmãos. Não tenho dúvidas. Meu respeito, minha admiração e meu carinho por você vêm de um tempo anterior a nosso encontro no Sofitel. Ah, meu querido, como eu gostaria de ter visto "Gal Tropical"... Você comentou sobre o "Índia", 'né'? Adoro esse disco! Ouvi novamente "Passarinho", que é excelente mesmo. Empolgado com seus comentários, fui ouvir novamente várias canções que estão fora da discografia "oficial", digamos assim, da Gal, e que também são fantásticas, como: "No rancho fundo", "As rosas não falam", "Nada além", "Foi ela", "É preciso dizer adeus", "Janelas abertas", A linha e o linho", "A linha e o linho", "Beatriz", "Canto triste", "Fala, Mangueira/Mangueira", "Chiclete com banana"... e muitas outras. Só obras de arte. Um beijo imenso, meu querido. Quero reencontrá-lo já, já.

      Excluir
    4. Repeti "A linha e o linho"... inconscientemente? Adoro essa gravação! Beijão.

      Excluir
  2. Prosseguindo a saga galcostiana rs...

    As músicas que mais marcaram minha vida, ou as preferidas na voz da dona ou na dona da voz, não foram as românticas (não sou chegado).Três , destacadamente, são a cara dela, na minha desimportante conceituação: "Vaca Profana" do Caê, "Musa Cabocla", do Waly Salomão...reproduzo estes versos walyanos que só poderiam por ela ser cantados, pois traduzem-na:" Mãe matriz da fogosa palavra cantada
    Geratriz da canção popular desvairada
    Nota mágica no tom mais alto, afinada" e a não menos emblemáticas Musa de qualquer estação", onde é definida lindamente nestes versos:"Sou a beleza da vida
    Sou o que der e vier
    A natureza da nova mulher
    Sou um milagre que existe
    Um coquetel da paixão".

    Mais um cadinho do repertório que alucinou-me: "Tropicália; É D"Oxum; O céu e o som; Clariô, O revólver do meu sonho; Ave Nossa; Atrás da luminosidade; Você e você; Bumbo da Mangueira; Pontos de luz; Vapor Barato; Luz do sol; Mal secreto; Brasil; Canta Brasil; Derradeira Primavera; Samba do avião; Paula e Bebeto; Mãe; Nega manhosa, Meu nome é Gal", etc.Claro que tem muito mais.

    Além de ser eterna musa da Tropicália, de ter mostrado os seios em show, como forma de protesto, de ter posado linda e nua para a revista Status, o José Simão que considerava os trinados dela os mais belos do planeta, lembra, também, que tudo começou num dia de sol, quando Gal saiu de sua casa na Farme de Amoedo em direção à praia e resolveu estender sua toalha e sua plástica deliciosa bem em cima de um monte de areia, uma duna, ao lado do píer de Ipanema. Pronto. A crème de la creme da lisergia tropical se apinhou a sua volta, fervendo, a festa já preparada, estava lançado o point mais badalado dos anos 70, o auge da contracultura: as dunas da Gal ou as dunas do barato ou, para os mais íntimos, o morro da Gal. Falar sobre ela e suas inúmeras fases, não tem fim, pois tornou-se a mais singular e plural cantora do país de todos os tempos.Ave e evoé, Gal...estratosférica.
    Desculpe tanta exaltação rs, querido amigo.Beijaços e abraçaços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Marcos, seu comentário é, sim, exaltação. E linda exaltação. Pois é, Gal tem "ene" histórias. Que estrada artística maravilhosa, não é mesmo? Sobre as canções preferidas: são muitas! Muitas! Um repertório fantástico. Adoro todas as canções que você citou, além de muitas outras, como "De flor em flor", do Djavan, que está em "Baby Gal", de 83. Gosto muito, claro!, de "Baby", do Caetano. Apesar de os críticos terem feito ressalvas ao arranjo dessa gravação, gosto muito 'dela'. "Ixe"! São muitas. Lembremos: "As vitrines", "Futuros amantes", "Cabelo", "Holofotes", "Dez anos", "Juventude transviada", "Noites cariocas (Minhas noites sem sono)", "Força estranha", "Canção que morre no ar", "Até quem sabe", "Aquarela do Brasil", "Já era tempo", "Folhetim", "Negro amor", "Só louco", "Pescaria (Canoeiro)", "Alguém me disse", "Dindi"... Qualquer dia, pessoalmente, conversaremos sobre Gal. Topa? Um beijo, querido.

      Excluir
    2. Topadíssimo...sugestão sua, é obrigação de santo rs. Beijaços.

      Excluir
  3. Desculpe, mas como esqueci de citar a música que mais me encanta ou a de que mais gosto de ouvir (não desmerecendo outras fabulosas, também) , com a MaGALnífica..., vou reproduzir a letra fantástica da Joyce.Quem ainda não ouviu, busque ouvi-la e vai agradecer-me, se tiver bom gosto e sensibilidades rs.Beijocas e desculpe o abuso em tomar tanto espaço rs.
    Todos Os Instrumentos
    Gal Costa
    Compositor: Joyce

    Todos os instrumentos são perfeitos
    Pois o perfeito existe em todo o som
    Quando somos tocados pelo estranho maravilhoso dom
    Todas as formas sempre serão belas
    Há que compreendê-las como são
    Buscar a harmonia que se esconde em cada obscuro vão
    Com olhos de compaixão
    Está no sujo e no cristalino
    Está na voz do cantor
    Na loucura e no desatino
    Movimento luz e cor
    Está no corpo do bailarino
    Está na cara do ator
    Instrumentos do Dom Divino
    Instrumentos do Criador
    Todos os instrumentos têm sentido
    Pois a razão existe em cada um
    Inútil procurar na humanidade
    Uma vontade comum
    Se cada um de nós é absoluto
    No instante mais total da criação
    Se Deus é uma centelha no horizonte
    A ponte entre o sim e o não
    Onipotente solidão
    Está no sujo e no cristalino
    Está na voz do cantor
    Na loucura e no desatino
    Movimento luz e cor
    Está no corpo do bailarino
    Está na cara do ator
    Instrumentos do Dom Divino
    Instrumentos do Criador


    Link: http://www.vagalume.com.br/gal-costa/todos-os-instrumentos.html#ixzz3hRn9KydQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, também adoro "Todos os instrumentos", que está no disco LUA DE MEL COMO O DIABO GOSTA, lançado em 87. Eis aí um disco bonito e pouco compreendido. 'Dele', além de "Todos os instrumentos", destaco "O vento", parceria do Djavan com o Ronaldo Bastos, e "Tenda", do Caetano. Beijão, meu amigo.

      Excluir