domingo, 17 de setembro de 2017

EM SE TRATANDO DE... OU FILOSOFIAS DE BANCA DE JORNAL (2º “ROUND”)



GELEIA GERAL
Torquato Neto / Gilberto Gil 

Um poeta desfolha a bandeira 
E a manhã tropical se inicia 
Resplandente, cadente, fagueira 
Num calor girassol com alegria 
Na geleia geral brasileira 
Que o Jornal do Brasil anuncia 

Ê, bumba-yê-yê-boi 
Ano que vem, mês que foi 
Ê, bumba-yê-yê-yê 
É a mesma dança, meu boi 

A alegria é a prova dos nove 
E a tristeza é teu porto seguro 
Minha terra é onde o Sol é mais limpo 
E Mangueira é onde o samba é mais puro 
Tumbadora na selva-selvagem 
Pindorama, país do futuro 

Ê, bumba-yê-yê-boi 
Ano que vem, mês que foi 
Ê, bumba-yê-yê-yê 
É a mesma dança, meu boi 

É a mesma dança na sala 
No Canecão, na TV 
E quem não dança não fala 
Assiste a tudo e se cala 
Não vê no meio da sala 
As relíquias do Brasil: 
Doce mulata malvada 
Um LP de Sinatra 
Maracujá, mês de abril 
Santo barroco baiano 
Superpoder de paisano 
Formiplac e céu de anil 
Três destaques da Portela 
Carne-seca na janela 
Alguém que chora por mim 
Um carnaval de verdade 
Hospitaleira amizade 
Brutalidade jardim 

Ê, bumba-yê-yê-boi 
Ano que vem, mês que foi 
Ê, bumba-yê-yê-yê 
É a mesma dança, meu boi 

Plurialva, contente e brejeira 
Miss linda Brasil diz "bom dia" 
E outra moça também, Carolina 
Da janela examina a folia 
Salve o lindo pendão dos seus olhos 
E a saúde que o olhar irradia 

Ê, bumba-yê-yê-boi 
Ano que vem, mês que foi 
Ê, bumba-yê-yê-yê 
É a mesma dança, meu boi 

Um poeta desfolha a bandeira 
E eu me sinto melhor colorido 
Pego um jato, viajo, arrebento 
Com o roteiro do sexto sentido 
Voz do morro, pilão de concreto 
Tropicália, bananas ao vento 

Ê, bumba-yê-yê-boi 
Ano que vem, mês que foi 
Ê, bumba-yê-yê-yê 
É a mesma dança, meu boi 



EM SE TRATANDO DE... OU FILOSOFIAS DE BANCA DE JORNAL (2º “ROUND”)

PERDÃO:
Perdoar não é ter amnésia.  Nossa tradição judaico-cristã nos ensinou que “perdoar é esquecer”. Como? Temos memória! Perdoar, para mim, é não ter mais raiva, ou ódio, ou mágoa... Algo nessa linha. Quem diz que esqueceu o mal que lhe fizeram está mentindo descaradamente.

TRAIÇÃO:
As pessoas que traem, quando não são psicopatas, têm como carrasco a própria consciência, que as pune diariamente.

CARIDADE:
Há muito pilantra que se diz religioso e faz caridade doando cesta básica a quem não tem praticamente nada. Em troca, os famintos fazem “votos de fidelidade” à igreja que os ajudou (ou que os “acolheu”, como gostam de apregoar). Resultado: mais dízimo entrando. Pilantragem pouca é bobagem.

COLA:
Em avaliações, quem “cola” (ou “oferece cola”) também é corrupto, mas acha que só os políticos o são.

BRASILEIRO:
“Não sou de direita e nem de esquerda. Sou brasileiro”. Já ouvi isso aí inúmeras vezes nos últimos tempos, principalmente depois do golpe de 2016. Quem solta essa pérola esquece o seguinte: sempre que alguém fala, fala de um lugar. Não existe, em política ou na vida, o tal “em cima do muro”.  O que existe é gente frouxa, que não tem coragem de assumir suas posições, sejam políticas ou não. Coragem, criatura! Coragem! Posicione-se!

MÍDIA:
Se a “grande mídia” disser, por exemplo, que fulano é bandido, no dia seguinte, esse "eleito" é linchado em praça pública; se, porventura, ela disser que beltrano é "santo", no dia seguinte também, esse "ungido do Senhor" ganhará um busto nas praças mais frequentadas de todo o país, com direito a muitas velas acesas a seu redor.

CELULAR:
Detesto celular (e afins)! Essa praga está idiotizando as pessoas.

WHATSAPP:
Detesto “whatsApp”! Não tenho e nem terei esse troço. Não estou disponível o tempo todo. Quero paz! Já acho muito eu ter celular! É avanço em demasia para um primitivo como eu. E olhe que meu celular só serve “para ouvir e falar”.

LIMPEZA:
Gosto de limpeza. Vou aos armários e puxo aquela sujeirinha que está lá no fundo. Quando delegamos essa tarefa a alguém, quase sempre não há acabamento. E acabamento é tudo. E a sujeirinha continua lá no fundo do armário. 

ANABOLIZANDO NOTÍCIAS:
Não é preciso ter conhecimento sobre análise de discurso para constatar que as “redezonas” de TV anabolizam as notícias acerca de acusações contra "um" partido político. Por que será?

TVs ABERTAS:
Hoje, o “jabaculê” é que manda nas TVs abertas. E chega a ser patético ver os apresentadores de programas – em especial os de auditório – divulgando lixo. Dá pena... O que não fazem por dinheiro, hein!

LEMBRANDO DÉCIO PIGNATARI:
No Brasil, hoje, a música virou uma “geleia geral”. Poucos têm medula e osso. É atrás desses que estou indo... é atrás desses que continuo indo.

JUSTIÇA:
Não é a universalidade de tratamento que garante a justiça? Então, hoje, o brasileiro não sabe o que é justiça, como bem disseram. O brasileiro não sabe mais nada. Está perdido... e mal pago.

UNIVERSIDADE:
Se alguém está procurando “a grande universidade”, desista. Qualquer faculdade vai dar apenas um trilho, um norte ao aluno.

ESQUERDA:
Só a esquerda é criminalizada neste país. E ainda falam em imparcialidade da justiça.

INTERESSES:
Interesses corporativos ditam muitas regras no Brasil. Muitos fingem não ver...

CLASSE MÉDIA:
A classe média brasileira tem muitos medos irracionais, entre os quais perder privilégios e dividir espaço.

EXPERIÊNCIA:
Nem tudo o que vivemos é experiência. Para ser experiência, tem de formar e transformar. Hoje, então, passa-se por tudo, inclusive por pessoas, mas não se elabora nada.

PROTAGONISTA:
Quero mais é protagonizar os acontecimentos, em vez de apenas vê-los passar.

SALA DE AULA:
A sala de aula é, ou deveria ser, algum ponto inquietante. Se a pasmaceira tomar o lugar da inquietação, professor, desista. 

INTERNET:
“Internet” é veículo de transporte, mas muitos “acham” que ela é fonte de informação (ou de pesquisa) fidedigna. Vá nessa!

INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO:
Sociedade da informação é bem diferente de sociedade do conhecimento.

NEOLIBERAL:
A lógica quantitativa é uma ideia neoliberal.

ESCOLA:
Escola não é “fábrica de gente”. A relação de sociabilidade é outra... ou deveria ser.

JORNAIS:
A corrosão do caráter está aí, todos os dias, estampada nos jornais.

EDUCAÇÃO DE PROFESSORES:
A educação dos professores deve ser um dever e um direito permanentes.

CONHECIMENTO:
Ter conhecimento é bem diferente de busca alucinada por novidades, principalmente via tecnologia.

MUNDO IMAGÉTICO:
A imagem do homem é que conta... não o homem. Viramos “coisa”.

DESIGUALDADE SOCIAL
A desigualdade social não pode ser tratada como questão secundária neste país... que deveria ser de todos nós.

DESEJOS:
Por que a realidade é sempre inimiga da satisfação dos desejos? Injustiça!

MORTE:
A morte é sempre uma tirania.

FAUNA HUMANA:
Em tempos virtuais, a fauna humana banaliza tudo o que deveria ser chocante. Precisamos resgatar a perplexidade.

RECALQUE:
Gente recalcada sempre tenta diminuir o outro. Agindo assim, acha que vai brilhar. Ledo engano!

“FACEBOOK”
O “facebook” é o espaço perfeito para a cabotinagem. Não conheço outro melhor.

NAS CATACUMBAS
Fernanda Montenegro disse, em entrevista, que “o teatro da palavra está nas catacumbas”. Perfeito! Nunca o mundo esteve tão fútil e insensível. Ouso dizer que o cinema da palavra também está nas catacumbas, assim como a telenovela da palavra. Tanto o cinema como a telenovela, se não seguirem os padrões das xaropadas de Hollywood, não terão audiência. Por isso, precisam da ação, dos tiroteios, dos diálogos que duram apenas alguns segundos. Tristes tempos.

REUNIÕES SEM CELULAR
Ninguém se reúne mais (pode ser em bares, restaurantes ou até mesmo em casa). O que ocorre é um ajuntamento de pessoas que não se desgrudam de seus celulares. Prefiro ficar em casa, sozinho, com meu pijama, lendo meus livros, ouvindo música ou vendo filmes a sair com pessoas assim. Hoje, só quero amigos primitivos.  
 
SILÊNCIO
Meu silêncio – como todo silêncio – diz muito mais do que qualquer verbalização. O silêncio, não raro, chega a ser um estampido.


 "(...) Discuti alto. Um, que estava com sua rede ali a próximo, de certo acordou com meu vozeio, e xingou xiu. Baixei, mas fui ponteando opostos. Que isso foi o que sempre me invocou, o senhor sabe: eu careço de que o bom seja bom e o ruim ruim, que dum lado esteja o preto e do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! Quero os todos pastos demarcados... Como é que posso com este mundo? A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero. Ao que, este mundo é muito misturado... (...)" 

"(...) Que fosse como sendo o trivial do viver feito uma água, dentro dela se esteja, e que tudo ajunta e amortece - só rara vez se consegue subir com a cabeça fora dela, feito um milagre: peixinho pediu. Por quê? Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois. (...)" 

"(...) Sentei em cima de um morro de grandes calmas? Eu estava estando. Até, quando minha tosse ouvi; depois ouvi minha voz, que falando a dável resposta:
- 'Pois é, Chefe. E eu sou nada, não sou nada, não sou nada...' (...)"

"(...) E amizade dada é amor. Eu vinha pensando, feito toda alegria em brados pede: pensando por prolongar. Como toda alegria, no mesmo do momento, abre saudade. Até aquela - alegria sem licença, nascida esbarrada. Passarinho cai de voar, mas bate suas asinhas no chão. (...)" 

"(...) Amigo? Aí foi isso que eu entendi? Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça aos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. (...)" 

"(...) Mas liberdade - aposto - ainda é só alegria de um pobre caminhozinho, no dentro do ferro de grandes prisões. Tem uma verdade que se carece de aprender, do encoberto, e que ninguém não ensina: o beco para a liberdade se fazer. Sou um homem ignorante. Mas, me diga o senhor: a vida não é cousa terrível? Lengalenga. Fomos, fomos. (...)" 

"(...) Digo ao senhor: tudo é pacto. Todo caminho da gente é resvaloso. Mas, também, cair não prejudica demais - a gente levanta, a gente sobe, a gente volta! Deus resvala? Mire e veja. Tenho medo? Não. Estou dando batalha. (...)" 

"(... ) O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! (...)" 

"(... ) Demediu minha ideia: o ódio - é a gente se lembrar do que não deve-de; amor é a gente querendo achar o que é da gente. (...)" 

"(...) O que brotava em mim e rebrotava: essas demasias do coração. Continuando, feito um bem, que sutil, e nem me perturbava, porque a gente guardasse cada um consigo sua tenção de bem-querer, com esquivança de qualquer pensar, do que a consciência escuta e se espanta; e também em razão de que a gente mesmo deixava de escogitar e conhecer o vulto verdadeiro daquele afeto, com seu poder e seus segredos; assim é que hoje eu penso. (...)" 

"(...) O pássaro que se separa do outro vai voando adeus o tempo todo. (...)" 

"(...) E a beleza dele permanecia, só permanecia, mais impossivelmente. Mesmo como jazendo assim, nesse pó de palidez, feito a coisa e máscara, sem gota nenhuma. Os olhos dele ficados para a gente ver. A cara economizada, a boca secada. Os cabelos com marca de duráveis... Não escrevo, não falo! - para assim não ser: não foi, não é, não fica sendo! (...)" 

                                                                                                             João Guimarães Rosa







Nenhum comentário:

Postar um comentário