sábado, 11 de abril de 2020

BOLINHOS DE CHUVA...


MEUS TEMPOS DE CRIANÇA
Ataulfo Alves 

Eu daria tudo que eu tivesse
Pra voltar aos tempos de criança
Eu não sei pra que que a gente cresce
Se não sai da gente essa lembrança

Aos domingos, missa na matriz
Da cidadezinha onde eu nasci
Ah, meu Deus, eu era tão feliz
No meu pequenino Miraí

Que saudade da professorinha
Que me ensinou o beabá
Onde andará Mariazinha
Meu primeiro amor, onde andará?

Eu igual a toda meninada
Quantas travessuras eu fazia
Jogo de botões sobre a calçada
Eu era feliz e não sabia


PELANCA OU BOLINHO DE CHUVA?
Por Fábio Brito

Há um tempo, num programa de TV, eis que ouço Miguel Falabella – ou “Miguéis Falabellas”, como digo – fazer algum comentário sobre não achar graça quando ele tem algo (um bem material, por exemplo), e a pessoa que está a seu lado não. Como ele vai comemorar, dizer a essa pessoa que ele está feliz com aquilo, se ela não pode sentir o mesmo? O bom é poder dividir. Em horas assim, não dá “para se colocar no lugar do outro”, como dizem.

Pois bem, foi assim que me senti, dias atrás, ao desmontar um apartamento em que não moro há doze anos. Ao estilo “formiguinha”, fui carregando quinquilharias reunidas ao longo de vinte e um anos. E fui presenteando pessoas próximas com objetos que eu não via há um tempo (a quarentena me tirou da cama). De vários desses objetos, eu quase não me lembrava mais... e olhe que minha memória é prodigiosa.
Foi então que, na mais recente “viagem em busca de certo tesouro quase esquecido”, deparei com os “potes de mantimentos” que tenho na cozinha, que as pessoas têm na cozinha. Que todas as pessoas têm na cozinha? No meu caso, alguns potes ainda estavam com os tais mantimentos, como arroz, macarrão, pó de café, açúcar... [mesmo não morando no tal apê, eu ainda passava/passo por lá para fazer um cafezinho rápido, um macarrão instantâneo... Assim, alguma energia, ainda que mínima, acaba circulando por aquele ambiente].
Bem, chegando com os “potes de mantimentos” à minha casa, pedi uma ajudinha à senhora que trabalha comigo para dar um rumo àquilo. Perguntei se ela via alguma utilidade naqueles potes, se eles poderiam ser úteis para guardar algo diferente, talvez, dos tais mantimentos de cozinha... sei lá. Foi aí que fiquei surpreso (sei que muitas pessoas não seriam surpreendidas com a resposta, mas fui) com o que ela me disse: ela “não tem potes de mantimentos de cozinha”. Só um (e bem simples, como ela disse) para guardar o açúcar, por causa das formigas. O arroz, o feijão e o pó de café, por exemplo, ficam nas próprias embalagens que vêm do supermercado. Por uns instantes, fiquei meditando sobre aquilo. Em minha ingenuidade infantil para certas situações (infantil mesmo!), eu nunca tinha parado para pensar que muita gente não tem objetos tão simples, bobagens mesmo que passam quase sem ser vistas por nós.
E foi aí que voltei à minha infância. Década de 70, bairro de periferia de uma cidade ainda pequena, Cachoeiro de Itapemirim, de um Estado também pequeno e, constantemente, esquecido nos noticiários de TV. “Aldeia do quase” mesmo, para usar uma expressão de Flora Sussekïnd. Dessa já distante década, lembrei-me, com nitidez, de uns vizinhos que moravam praticamente em frente à nossa casa. Família pobre e numerosa (pai, mãe e cinco filhos), não tinha, é claro!, as mínimas condições de uma vida que poderíamos chamar de quase justa. Com os filhos dessa família, exceto o mais velho, eu passava quase todas as minhas tardes, brincando até que o dia baixasse a guarda. Opções não faltavam: desde rolar pneu velho de automóvel pelas ruas, até saltar de um barranco numa terra escavada e vermelhíssima, estripulia que nos deixavam marrons da cabeça aos pés. E o melhor: sem bronca de mãe. 
Bom, depois de tanta brincadeira, hora do lanche da tarde. Lembrando aqui que a palavra “lanche” nem era usada naquela época e naquela situação. Era luxo demais! Uso-a agora, exatamente porque me falta outra. Acho que dizíamos “hora de tomar café” mesmo. Hoje, vejo nitidamente o tempo brincando ao redor daqueles meninos. Ele, o tempo, ainda não era um monstro devorador que saía engolindo tudo. E a saudade vai matando a gente aos pouquinhos... Sem digressões, Fábio!
Voltemos ao lanche! Porque a tal da falta de fome sempre me acompanhou (feito minha mãe!), nem sempre eu passava em casa no mesmo horário em que meus amiguinhos tinham aquela “fome de anteontem” e nem pestanejam: da porta da cozinha mesmo, num alvoroço de passarinhada, berravam pela mãe. Para não ter de passar em casa, tomar café e depois voltar às brincadeiras, geralmente eu ficava por ali mesmo, junto com os moleques que devoravam o que vinha pela frente. A mãe da meninada sempre me convidava para lanchar. Não só pela falta de fome, mas, principalmente, pela timidez, eu nunca aceitava. Entretanto, sempre que eu os via lanchando, algo me intrigava: que tipo de fritura era aquela que eles comiam? Eu nunca cheguei a ver, por exemplo, pão com manteiga naquela casa, ou “bolinho de chuva”, que era bem comum aqui em casa e que adorávamos. Aliás, aos “bolinhos de chuva”, minha mãe preferia “rosquinhas” com cobertura de açúcar e canela. A propósito: por que “bolinhos de chuva”? Ouvi, não sei onde e quando, duas possíveis explicações: ou porque os bolinhos são parecidos com gotas de chuva, ou porque eles são normalmente preparados em dias chuvosos. Assunto para outra crônica. Sem digressões, Fábio!
Novamente, voltemos ao lanche! O fato de eu não ter fome ou não aceitar lanchar na casa dos tais vizinhos não me impedia de, às vezes, ficar até “com água na boca” imaginando o sabor do tal bolinho que eles comiam com tanto prazer. Excitação até, arrisco dizer. Em verdade, nem era um “bolinho”, mas algo parecido com panqueca, só que num tom meio transparente, ou uma pizza pequena. Opa! Panqueca e pizza são mais dois luxos para aqueles tempos! Bom, findo o lanche, ou o “café da tarde”, voltávamos às brincadeiras, que, daí a pouco, chegariam ao fim. Uma pena o dia ser tão curto para tão longa vida e tão excitantes brincadeiras. Ao entardecer, com os pardais já procurando seus galhos nas árvores que, aos montes, transformavam meu bairro pobre no perfeito “paraíso perdido” do Rousseau, eu voltava para casa (só atravessava a rua), mas não conseguia esquecer o lanche dos meninos: que comida era aquela, meu Deus?
Bom, anos – muitos anos – depois, conversando com uma prima de minha mãe, não sei por que cargas d’água, eis que surge o assunto sobre o que a mãe dessa prima fazia para o café da tarde quando todos os filhos – 11! - eram pequenos e moravam na roça. Nem sombra de pão, claro!, a não ser o que preparavam em casa mesmo. Quando faltava até esse pão caseiro, o jeito era improvisar: a mãe preparava o que chamavam de “pelanca”, cuja receitinha dou agora: trigo, água, sal e, quando havia, um pouquinho de óleo ou banha de porco. Dava-se só uma mexidinha no trigo com o sal e a água e punha o resultado na frigideira. Pronto! Na falta do pão (pão mesmo!) nosso de cada dia, um substituto – não à altura, é lógico – entrava em campo: a tal da “pelanca”. Que nome esquisito, pensei.
Bom, a melhor parte vem agora. Nessa conversa aí, decifrei o enigma do lanche dos meus amiguinhos lá na década de 70. O que minha vizinha fazia para seus meninos era... “pelanca”. Só o que eu não sabia é que eles só comiam a tal pelanca exatamente porque não podiam comer “bolinhos de chuva” ou “rosquinhas com açúcar e canela”, como aqui em casa. Em minha ingenuidade quase santa, aquilo era apenas uma questão de preferência. Não era, Fábio! Com alguma estranha ternura até, mas “com espanto e horror”, constatei, tempos depois, que o que eu achava ser preferência naquela época era o flagelo da fome. Eu não sabia, menino ainda, que a pobreza rolava pneu comigo pelas ruas de meu bairro, saltava de barrancos em terra vermelha, pulava “carniça” e  brincava de pique-esconde. Para mim, éramos todos iguais, sem quaisquer distinções, como prega nossa Constituição. Pura mentira! Pura mentira naquela época, auge do regime militar, pura mentira hoje, nesta “pátria amada, Brasil”, que insiste em "enfeitar a pobreza", ostentando-a nos carros que abrem as alas de muitos "carnavais" país afora.
P. S.:
Ah, só não posso me esquecer de dizer que, outro dia, às 10 da noite, levantei-me da cama e fui preparar uma “pelanca”. Comi o sabor da infância com um prazer indescritível.

6 comentários:

  1. BOA NOITE QUERIDO FÁBIO

    Sim é muito emocionante ou comovente seu excelente "cronto".
    Nem vou pitacar muito, posto que o seu recado está muito bem dadíssimo.

    DESTACO: "Ele, o tempo, ainda não era um monstro devorador que saía engolindo tudo. E a saudade vai matando a gente aos pouquinhos... Uma pena o dia ser tão curto para tão longa vida e tão excitantes brincadeiras


    A mãe dessa prima fazia para o café da tarde quando todos os filhos – 11! - eram pequenos e moravam na roça..

    INFELIZMENTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DA POBREZA...a grande quantidade sem sentido de muitos filhos (onze!..."onze tiros e pra quê tanto?" rs). Sei que não é culpa dos pais...é pura ignorância, coitados.


    Com alguma estranha ternura até, mas “com espanto e horror”, constatei, tempos depois, que o que eu achava ser preferência naquela época era o flagelo da fome. Eu não sabia, menino ainda, que a pobreza rolava pneu comigo pelas ruas de meu bairro, saltava de barrancos em terra vermelha, pulava “carniça” e brincava de pique-esconde. Para mim, éramos todos iguais, sem quaisquer distinções, como prega nossa Constituição

    Ah, só não posso me esquecer de dizer que, outro dia, às 10 da noite, levantei-me da cama e fui preparar uma “pelanca”. Comi o sabor da infância com um prazer indescritível...
    a madaleine do Proust?



    "POIZÉ" QUERIDO...esta pobreza atávica ou crônica ou vergonhosamente eterna no Patropi, é de de tirar do sério...um pecado indesculpável de sermos o sétimo país com mais desigualdade no mundo ...

    Surpreendentemente não tenho muitas memórias de infância, pode? rs


    Há um conto do Sabino que sempre comove-me e, embora sejam realidades distintas, o seu e o dele, possuem a mesma gênese..a triste e cruel pobreza, socorro!

    https://contobrasileiro.com.br/a-ultima-cronica-fernando-sabino/

    Surpreendentemente não tenho muitas memórias de infância, pode? rs

    Repito que adorei o tal "cronto".
    bEIJAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Marcos, muito obrigado por mais um de seus comentários (ou "pitacos", como você mesmo diz) "pra" lá de carinhosos. Pois é, esse "cronto" aí é pura memória... Ele saiu num "jorro" só, como digo. Você ter gostado deixa-me muito feliz. Muito, muito obrigado.

      Excluir
  2. Exclua uma frase que está repetida:
    "Surpreendentemente não tenho muitas memórias de infância, pode? rs" Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, percebi a repetição, que pode ser até sintomática, viu? Sem querer fazer aqui "filosofia de banca de jornal", que tal investigar o fato de você não ter muitas memórias de infância? Sei lá, só sugestão. Muito obrigado, querido. Beijos.

      Excluir
  3. De nada...mas não devo ser boa referência para avaliações rs, porém, se meu comentário deixa-o feliz CONTA MUITO, sim, pelo menos para você e é mais do que suficiente. Fico, assim, feliz, "too".

    Concordo absolutamente com você rs. É mais do que sintomático, é emblemático e, até mesmo, inacreditável o "apagão" da infância (não é total, que fique claro..algumas memórias ainda boiam e espero que não afundem rs).



    Até nesta questão, como em inúmeras, continuo tão peculiar que, praticamente, não conto, não caibo em pesquisas rs...nem sei se sou humano ou se já fui rs. Auto-gozação à parte, você não crerá...em duas oportunidades distintas, com terapeutas idem, para tratar de algo específico, comentei que não havia muitas recordações da minha infância. Não sei como eles (uma era do sexo feminino, aparentemente rs) contextualizaram minha observação, mas, surpreendentemente não aprofundaram e nem sugeriram nada.

    Ótimo ter lido sua sugestão e prometo para mim mesmo...quando este horror covídico rs passar (oxalá o mais breve possível)...vou procurar uma terapia confiável para escarafunchar os escaninhos ou armários ou cavernas ou montanhas rs da infância mineira. Obrigado pela sugestão e beijaços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu querido Marcos, essa "viagem" à infância pode, de repente, espantar alguns fantasmas... Um beijo enorme, meu amigo. Mais uma vez, obrigado pela "visita", que é sempre ilustre e honrosa para mim. Beijos, beijos.

      Excluir