domingo, 4 de setembro de 2011

BISCOITOS FINOS



"Se você vier me perguntar por onde andei / no tempo em que você sonhava, / de olhos abertos, lhe direi: / - Amigo, eu me desesperava. / (...) / Por força deste destino, / um tango argentino / me vai bem melhor que um blues. / (...) / ... E eu quero é que esse canto torto, / feito faca, corte a carne de vocês."

CD: "A palo seco", Belchior, Auto-retrato, BMG 74321 69316-2, Rio de Janeiro, 1997.
 


VIDAS SECAS
Minha mulher achei no mato ralo, mas foi difícil. Meu coração é tão pequeno que só cabe sol desgraçado. Esses filhos parece até qu'eu fiz quase sem querer, mas agora me doem o estômago de amor. Essa fome de tudo. Como vaqueiro, dava no couro, mas isso antes que o rebanho desmontasse dos ossos nesta terra aos pedaços. Nunca fui dono de nada que valesse a pena. Comemos passarinho assado no sal das lágrimas. Essa cadela que nos olha molhado mato num instante. Depois sonho com baleias num mar muito verde. Tenho culpa? Como ir em frente sem olhar pra trás?
Fernando Bonassi
Folha de S.Paulo, 03-12-1998

A PALO SECO
1.1. Se diz a palo seco
o cante
sem guitarra;
o cante sem; o cante;
o cante sem mais nada;


se diz a palo seco
a esse cante despido:
ao cante que se canta
sob o silêncio a pino.


1.2. O cante a palo seco
é o cante mais só:
é cantar num deserto
devassado de sol;

é o mesmo que cantar
num deserto sem sombra
em que a voz só dispõe
do que ela mesma ponha.

1.3. O cante a palo seco
é um cante desarmado:
só a lâmina da voz
sem a arma do braço;

que o cante a palo seco
sem tempero ou ajuda
tem de abrir o silêncio
com sua chama nua.

1.4.O cante a palo seco
não é um cante a esmo:
exige ser cantado
com todo o ser aberto;

é um cante que exige
o ser-se ao meio-dia,
que é quando a sombra foge
e não medra a magia.

2.1. O silêncio é um metal
de epiderme gelada,
sempre incapaz das ondas
imediatas da água;

A pele do silêncio
pouca coisa arrepia:
o cante a palo seco
de diamante precisa.

2.2. Ou o silêncio é pesado,
é um líquido denso,
que jamais colabora
nem ajuda com ecos;

mais bem, esmaga o cante
e afoga-o, se indefeso:
a palo seco é um cante
submarino ao silêncio.

2.3.Ou o silêncio é levíssimo,
é líquido e sutil
que se ecoa nas frestas
que no cante sentiu;

o silêncio paciente
vagaroso se infiltra,
apodrecendo o cante
de dentro, pela espinha.

2.4. Ou o silêncio é uma tela
que difícil se rasga
e que quando se rasga
não demora rasgada;

quando a voz cessa, a tela
se apressa em se emendar:
tela que fosse de água,
ou como tela de ar.

3.1. A palo seco é o cante
de todos mais lacônico,
mesmo quando pareça
estirar-se um quilômetro:

enfrentar o silêncio
assim despido e pouco
tem de forçosamente
deixar mais curto o fôlego.

3.2. A palo seco é o cante
de grito mais extremo:
tem de subir mais alto
que onde sobe o silêncio;

é cantar contra a queda,
é um cante para cima,
em que se há de subir
cortando, e contra a fibra.

3.3. A palo seco é o cante
de caminhar mais lento:
por ser a contra-pelo,
por ser a contra-vento;

é cante que caminha
com passo paciente:
o vento do silêncio
tem a fibra de dente.

3.4. A palo seco é o cante
que mostra mais soberba;
e que não se oferece:
que se toma ou se deixa;

cante que não se enfeita,
que tanto se lhe dá;
é cante que não canta,
cante que aí está.

4.1. A palo seco canta
o pássaro sem bosque,
por exemplo: pousado
sobre um fio de cobre;

a palo seco canta
ainda melhor esse fio
quando sem qualquer pássaro
dá o seu assovio.

4.2. A palo seco cantam
a bigorna e o martelo,
o ferro sobre a pedra
o ferro contra o ferro;

a palo seco canta
aquele outro ferreiro:
o pássaro araponga
que inventa o próprio ferro.

4.3. .A palo seco existem
situações e objetos:
Graciliano Ramos,
desenho de arquiteto,

as paredes caiadas,
a elegância dos pregos,
a cidade de Córdoba,
o arame dos insetos.

4.4. Eis uns poucos exemplos
de ser a palo seco,
dos quais se retirar
higiene ou conselho:

não o de aceitar o seco
por resignadamente,
mas de empregar o seco
porque é mais contundente.

João Cabral de Melo Neto

Obs.: "a palo seco" (literalmente, "a pau seco") é uma expressão idiomática castelhana que significa "sem rodeios", "objetivamente".

Melo Neto, João Cabral de. / notas, estudos biográfico, histórico e crítico e exercícios por Samira Youssef Campedelli, Benjamin Abdala Jr.; seleção de textos por José Fulaneti de Nadai. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Literatura comentada)


"O que você pensa que é um artista? Um imbecil que só tem olhos se for pintor, ouvidos se for músico, ou uma lira em todos os andares do coração se for poeta, ou mesmo, se for um boxeador, apenas músculos? Muito pelo contrário. Ele é ao mesmo tempo um ser político, constantemente em alerta diante dos dilacerantes, ardentes ou doces acontecimentos do mundo, refletindo-os na forma como realiza suas obras. Como desinteressar-se dos outros homens? Em nome de qual indolência dissociar-se de uma vida que eles trazem de modo tão abundante? Não. A pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo."
Pablo Picasso

4 comentários:

  1. Confesso:Li e reli algumas vezes. De início, muita coisa não me veio a cabeça e quase nada veio a mente. -rs

    Mas, fazendo um esforço, até que surgiu algo.
    "Que a vida é subjetiva, talvez, ninguém pode negar. Todavia, cada indivíduo que busque a sua objetividade e não destrua a do próximo, certo?

    Do mais,

    essa postagem foi a mais complexa para mim, dentro de Doncovimeproncovô. -rs

    Abração, Fábio.

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    1. Rodrigo, meu amigo, desconfio de que, quando você postou o comentário, eu não sabia responder...
      Pois bem, respondo agora: muitíssimo obrigado.
      Abração.

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  2. Olá.

    Segui os passos do Rodrigo Davel, pela beleza de texto postado lá no Bixudipé e vim conferir mais sobre o seu autor.

    Bom, seu canto é incrível. Por aqui se respira cultura, bom gosto... Pouco entendo de arte, mas acho que entendo um pouco de sentir...

    Linda a música do Belchior, é das minhas preferidas.

    Abraços.

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    1. Muitíssimo obrigado, Milene, pela visita ao 'blog' e pelo comentário.
      Abração.

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