domingo, 8 de maio de 2011

MÃE PODE SER "UMA PESSOA COM QUEM CONVERSAR"



CANÇÃO AMIGA*
Carlos Drummond de Andrade 

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.

Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo
como quem ama e sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamente.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

   ANDRADE, Carlos Drummond de. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Literatura comentada)
* Musicado por Milton Nascimento (a canção integra o disco "Clube da Esquina 2", do Milton, lançado em 1978).

(...) A mãe era um estrago de braba, mas quando eu me lembro dela me castigando com o safanão do pente na cabeça e me fazendo dois molhos de cachinhos pra eu ir bonita pra escola, me dá um engasgo, uma saudade sem remédio, uma vontade de ser pobre igual antigamente, só para escutar ela falar: 'já tá ficando mocinha, umas roupinhas melhores...' e o pai: 'moça bonita precisa disso não...'
Eh, meu Deus, quanto jeito que tem de ter amor!"

PRADO, Adélia. Solte os cachorros. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

MÃE-GENTIL
Por um tempo atrás meus filhos andaram me descobrindo. Quero dizer como pessoa, pois como mãe me haviam descoberto desde que nasceram, assim como eu os descobri até antes de eles nascerem. Foi tão curioso como, na descoberta, além de mãe, eles me consideravam uma pessoa com quem conversar. Quando eu ia escovar os cabelos no espelho do banheiro, eles me seguiam para continuar a conversa. Um deles desconfiou do que estava acontecendo e perguntou-me com franqueza: você não estará se fazendo de interessante para nós? Respondi que não, que eles é que estavam interessados em mim (...).

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário