quarta-feira, 4 de maio de 2011

O BELO CANTO DE 'EVITA'



Cláudia (ou Cláudya) é um gigante da MPB. Essa moça, para quem não sabe, já ganhou vários (muitos!) festivais fora do Brasil. Transgrediu. Mostrou que o intérprete brasileiro poderia vencer, e venceu, lá fora. Pudera! Com essa voz! Dizem que, quando Madona a ouviu cantando Não chores por mim, Argentina [“Não chores por mim, Argentina / Minh’alma está contigo / A vida inteira / Eu te dedico / Mas não me deixes / Fica comigo / Jamais o poder ambicionei / Mentiras falaram de mim / Meu lugar é do povo / A quem sempre eu amei (...)]”, ficou encantada. Digo que ela deve ter ficado “em estado de choque”, estupefata. Cláudia foi considerada simplesmente a melhor intérprete de Evita no mundo. Ela é, a meu ver, uma das grandes injustiçadas deste país: o sucesso está devendo, e muito, a seu talento. É uma pena que ela não grave todos os anos. Por mim, ela poderia gravar todos os dias. Sempre que “apresento” Cláudia para alguém, não há quem não fique boquiaberto e pergunte: " - Quem é essa mulher?" Não perco tempo: " - É uma "senhora" cantora brasileira!" A voz é extraordinária. Ela rasga a garganta com seu canto belo e forte. Basta ouvir, por exemplo, Jesus Cristo, de Roberto e Erasmo, e constatar isso. Na década de 90, junto com o Zimbo Trio, ela gravou uma preciosidade: Entre amigos, que tem Beatriz, Cantiga por Luciana, Odeon, De frente pro crime e outras pérolas. Não houve muita divulgação. Que pena! Terra batida, de Dominguinhos e Clodo, que está em Sentimentos, de 1986, é simplesmente linda. Cláudia arrebenta: “(...) O fio do novelo da lembrança / Vai desenrolando a minha vida / Boto o pé na estrada mais comprida / Sem pestanejar na direção (...)”. É de uma força descomunal. Recentemente, Marcelo D2 redescobriu uma extraordinária gravação de Cláudia, Deixa eu dizer, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, e usou-a como introdução para sua Desabafo. Cláudia foi às pistas: “Deixa, deixa, deixa eu dizer / O que penso dessa vida / Preciso demais desabafar (....)”. É daquelas cantoras que podem ensinar a arte do belo canto. E quanta gente está fora da escola! Quanta gente precisa fazer o “ensino fundamental”.  Para este país saber o que é cantar, é preciso ouvir Cláudia. Já faz um tempo que  o espaço da música, aqui, tem sido invadido por muitas  "carinhas bonitas e pernocas de fora". No entanto, esse povo não sabe cantar. Mal solta uns gritinhos e dá uns pulinhos no palco.  Certa vez, ouvi de minha mãe o seguinte: " - A Cláudia arrepia a gente!" Minha mãe tem razão: todas as gravações de Cláudia me arrepiam. Tranquilamente, ela figura em quaisquer listas de melhores cantoras. Conhece, como poucos, a arte de cantar... e cantar maravilhosamente bem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário