sábado, 7 de maio de 2011

A VOZ DA 'VIAGEM'


Marisa Gata Mansa é um dos  titãs da MPB. Assim como outras intérpretes, também foi crooner do Copacabana Palace nos idos de 1950, época em que ser crooner era uma grande escola. Em 1973, por sugestão de Clara Nunes, registrou pela primeira vez uma das canções mais lindas que já ouvi, Viagem, de João de Aquino e do jovem - tinha apenas 14 anos - Paulo César Pinheiro, este o letrista: “Oh, tristeza me desculpe / Tô de malas prontas / Hoje a poesia /  veio ao meu encontro / Já raiou o dia, vamos viajar / Vamos indo de carona / Na garupa leve do vento macio / Que vem caminhando desde muito longe / Lá do fim do mar / Vamos visitar a estrela / Da manhã raiada / Que pensei perdida pela madrugada / Mas vai escondida querendo brincar (...)”. Dá vontade de transcrever toda a letra, de tão linda que ela é. Em 1992, no disco Leopardo, ela voltou a gravar, com a mesma emoção, essa obra-prima. Não paro de ouvi-la. Nesse mesmo disco, há uma parceria de Antonio Adolfo e Paulinho Tapajós, Plantando sonhos, que é fantástica: “(...) Talvez um dia num acaso por aí / Tenhamos filhos cada qual no seu jardim / Colhendo sonhos pela vida / Como sempre eu planejei / Plantar pra mim (...)”. Em 1997, essa grande dama gravou um disco em homenagem à obra de Antonio Maria, Encontro com Antonio Maria. A canção Valsa de uma cidade (Antonio Maria / Ismael Netto), por exemplo, foi revestida de uma beleza imensa: “(...) Bem que eu quis / Escrever um poema de amor / E o amor estava e tudo que eu vi / Em tudo quanto eu amei (...)”. Feliz de quem já ouviu Marisa Gata Mansa. Feliz de quem continua ouvindo Marisa Gata Mansa. Feliz de quem não para de ouvir Marisa Gata Mansa. Triste de quem nunca a ouviu. Embarcou na canoa da transgressão quando resistiu bravamente e nunca deixou que a levassem para a “promoção”, que barateassem sua obra, seu canto, seu talento. Manteve a retidão. Só gravou o que havia de mais fino na MPB. Resistiu. Brava cantora brasileira essa Marisa. Corra! Embora seus discos estejam fora de catálogo, existem uns “loucos” que ainda guardam preciosidades. Sou um deles. Muitas que “levam a vida” fazendo caras e bocas no vídeo, porque é só o que sabem fazer, deveriam aprender o que é cantar com Marisa Gata Mansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário