segunda-feira, 2 de maio de 2011

DONA FERNANDA MONTENEGRO



"Um filme irradiante, de partir o coração", Time Out - New York
DONA FERNANDA MONTENEGRO (Dora): 
Josué, faz muito tempo que eu não mando uma carta pra alguém. Agora estou mandando essa pra você...
 Você tem razão. Seu pai ainda vai aparecer, e com certeza ele é tudo aquilo que você disse que ele é.
 Eu lembro do meu pai me levando na locomotiva que ele dirigia. Ele deixou eu, uma menininha, dar o apito do trem a viagem inteira. Quando você estiver cruzando as estradas no seu caminhão enorme, espero que você lembre que eu fui a primeira pessoa que te fez pôr a mão num volante. Também vai ser melhor você ficar aí com seus irmãos. Você merece mais do que eu tenho pra te dar.
No dia que você quiser lembrar de mim, dá uma olhada na fotinha que a gente tirou junto.
Eu digo isso porque tenho medo que um dia você também me esqueça. Tenho saudades do meu pai. Tenho saudades de tudo... Dora.

Salles, Walter. Central do Brasil / um filme de Walter Salles: roteiro de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

Como bem disse Cora Rónai, também sou "devoto de Fernanda Montenegro". Ela mereceu todos os prêmios que recebeu com "Central...". Essa cena final é algo fora deste mundo. Choro todas as vezes que a revejo. Aliás, todas as cenas da Fernanda, em qualquer trabalho, são fantásticas. Alguém deve perguntar pelo Oscar, não é mesmo? Esqueça isso. Como sabemos, a academia tem seus conchavos. Tendo em vista os premiados de uns anos 'pra' cá, os grandes atores são os que não ganham, com exceções, é claro!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário